Um estudo realizado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o institudo de pesquisas Ipsos, aponta que os smartphones se consolidaram com principal meio de acesso a internet no Brasil. De acordo com o relatório, 7 em cada 10 brasileiros são usuários de internet e, do total, 69% declararam que seu telefone celular é o principal dispositivo para navegar. O resultado mostra um aumento significativo em relação ao estudo divulgado no início de 2016., quando os usuários móveis eram 58% do total de internautas no Brasil. No ano anterior, eles representavam apenas 14% do total.

A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras 69 cidades de todas as regiões do País, e foi realizada em setembro do ano passado, mas seus resultados só foram divulgados em janeiro. Segundo a Fecomércio-RJ/Ipsos, a amostra considerada na pesquisa segue os padrões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O uso de internet é intenso em todo o Brasil, mas, de acordo com o estudo, o Sul é a região com maior número de internautas, com 82% dos usuários. A região Sudeste – que em outros estudos semelhantes sempre apareceu à frente – ficou em segundo lugar, com 70% do total, seguida por Norte (69%), Centro-Oeste (59%) e Nordeste (51%).

Fonte: http://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,maioria-usa-celular-para-acessar-a-web-no-brasil,70001633554