Semana passada o mundo foi surpreendido com o ransomware WannaCry – um tipo de código malicioso que criptografa os arquivos do computador de modo a transformá-lo em um refém e os invasores solicitam um resgate financeiro para poder liberar os computadores atacados. O número de computadores infectados pelo ataque cibernético da última sexta-feira (12) continuará crescendo nesta semana. A avaliação é da Europol.

Uma vez no sistema, o vírus engana suas vítimas, fazendo-as abrir anexos maliciosos em e-mails de spam que parecem conter pagamentos, ofertas de emprego, avisos de segurança e outros arquivos legítimos.

O ataque cibernético infectou dezenas de milhares de computadores, afetando 200 mil pessoas em mais de 100 países. Os piores danos foram causados ao sistema de saúde do Reino Unido, segundo a agência de notícias Reuters. Mas também atingiu escolas na China, hospitais na Indonésia e interrompeu plantas industriais.

O programa criptografou dados em computadores, exigindo pagamentos de 300 a 600 dólares para restaurar o acesso.

fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/numero-de-atingidos-por-ciberataque-deve-aumentar-nesta-semana-diz-policia-europeia-15052017