O armazenamento em nuvem funciona tanto para o trabalho quanto para sua vida pessoal. Sabe aqueles milhões de fotos que você tira, juntando cada vez mais todos os dias, e que ficam acumuladas em celulares e máquinas fotográficas digitais? Às vezes você até baixa algumas fotos do celular e só baixa as da máquina digital quando ela está lotada. Mas ocupam um espaço enorme no seu PC. Que tal enviar tudo isso para a nuvem, organizar em álbuns, com datas e comentários, e poder ver suas recordações sempre que quiser e de onde estiver? Use a nuvem! Os arquivos guardados na nuvem, tem a vantagem de não estarem ocupando o espaço de sua máquina e você poderá acessar esses arquivos de onde estiver, além de compartilhar facilmente com outras pessoas.

E o mesmo se aplica para arquivos do seu trabalho, como planilhas, documentos de texto, arquivos de apresentação de slides e muitos outros!

Algumas empresas especializadas e altamente tecnológicas, como Google e Microsoft, mantêm enormes servidores onde os arquivos são armazenados da mesma forma que você os armazena em seu computador, só que a quilômetros de distância de onde você está.

E como você acessa esses seus arquivos, agora tão longe? Hora: você usa a internet, digita um login e uma senha de segurança para se conectar à sua conta (igual quando você entre no facebook ou em outra mídia social) e acessa os seus arquivos nessas máquinas distantes muito rapidamente!

E pode ficar tranquilo! Para garantir a segurança dos seus arquivos, a maioria das empresas que oferecem esses serviços guarda os seus dados em duplicidade, isto é: os arquivos são salvos mais de uma vez e, muitas vezes, em servidores diferentes. Assim, se um deles não estiver funcionando, ele automaticamente achará o arquivo para você no outro servidor, sem que você nem note isso.

Agora que você sabe mais sobre o armazenamento em nuvem e como funciona, que tal passar a usá-lo em sua empresa e no seu dia a dia?

Imagem e fonte: http://blog.safetec.com.br/cloud-computing/armazenamento-em-nuvem-como-funciona/