O YouTube está contratando um executivo para desempenhar uma nova função na empresa. De acordo com uma vaga publicada no LinkedIn, a plataforma de vídeos busca um Gerente de Marketing de políticas para criadores e Comunicações estratégicas. Basicamente significa um profissional que servirá de intermediário entre a empresa e os youtubers.

Esse executivo precisa ter oito anos de experiência em Marketing ou Comunicação com “ênfase em tópicos complexos ou controversos”, indicando que ele lidará com várias polêmicas relacionadas ao tipo de conteúdo que circula no site. 

O profissional deverá bolar um planejamento e um modelo de negócios baseado em pesquisas e experimentos para garantir que os criadores de conteúdo estejam satisfeitos com o próprio sucesso e felizes com a plataforma. Além disso, atuará na criação de campanhas de confiança, privacidade e regulamentação do YouTube. O gerente precisa “conhecer os criadores e desenvolver empatia, a ponto de ser a voz desse cliente em conversas internas”.

Em outras palavras, a ideia é contratar alguém para fazer o “meio-campo” com youtubers, ajudar a espalhar a mensagem da empresa e até dar broncas quando necessário. Mais recentemente, o YouTube se envolveu em polêmicas ao não combater discursos homofóbicos contra um jornalista, embora tenha iniciado um combate a outros discursos de ódio em canais extremistas.

A vaga em aberto sugere que a companhia de fato vai agir para garantir que as reclamações sejam ao menos ouvidas. Ainda nesta semana, durante um evento, o CEO da Google, Sundar Pichai, confirmou que a plataforma não tem desempenhado tão bem quanto o esperado nesse quesito de qualidade de conteúdo.

Imagem e fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/142614-youtube-busca-executivo-comunicar-melhor-criadores-conteudo.htm