Especialistas em segurança estão acompanhando um novo ataque cibernético que substitui as informações armazenadas em bancos de dados pela palavra “meow” (o “miau” dos gatos, em inglês). Os invasores estão mirando bancos de dados totalmente expostos na web e o motivo da ação não está claro.

De acordo com o site “Shodan”, que funciona como um “Google dos dispositivos da internet”, há pelo menos 3,8 mil bancos de dados com referência ao “meow” que podem ter sido destruídos.

Esses bancos de dados estavam totalmente expostos, sem qualquer senha ou proteção. Bancos de dados desprotegidos muitas vezes vazam informações pessoais ou confidencias de empresas e são considerados um risco, mas o roubo da informação não costuma chamar tanta atenção quanto uma invasão destrutiva.

O ataque foi inicialmente descoberto pelo especialista em segurança Bob Diachenko, que acompanhava o vazamento de dados de um serviço de VPN (intermediação de conexão à internet). Diachenko observou que o conteúdo do banco de dados exposto da UFO VPN foi substituído por uma série de letras e números aleatórios seguidos da palavra “meow”.

A mesma sequência logo começou a aparecer em outros bancos de dados.

Embora os invasores possam copiar os dados antes de destruí-los e cobrar pela restauração, até o momento não há qualquer relato de que empresas foram ameaçadas ou extorquidas em decorrência desses ataques.

Seja qual for a intenção dos ataques, a remoção dos dados pode derrubar sites ou sistemas empresariais que dependem dessas informações.

Imagem e Fonte: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2020/07/29/ataque-cibernetico-misterioso-esta-destruindo-bancos-de-dados-expostos-na-web.ghtml