A Google anunciou ontem (31) uma atualização para o seu sistema de busca de imagens, que promete tornar mais fácil diferenciar as fotos disponíveis para uso gratuito daquelas protegidas por direitos autorais. A mudança está sendo desenvolvida em parceria com empresas de licenciamento.

Com as novas funções do Google Imagens, as fotos que possuírem informações de licenciamento fornecidas pelo editor ou criador vão aparecer, na busca, com o selo “Licenciável”, indicando a possibilidade de uso em outras plataformas, caso você siga as orientações do proprietário.

Ao clicar nelas, será possível conferir os detalhes disponibilizados pelo criador, indicando os requisitos para a utilização daquele conteúdo. Em caso de imagem à venda, existe a possibilidade de encontrar um link para a compra dos direitos de uso, desde que o licenciador tenha fornecido tal informação.

O usuário também tem a opção de adicionar filtros à pesquisa, para exibir os resultados conforme o tipo de licenciamento procurado. Você pode, por exemplo, escolher visualizar somente as imagens com uma licença Creative Commons, menos restritivas, ou apenas as fotos comerciais. Para tanto, basta usar o menu suspenso “Direitos de uso” e definir as suas preferências.

Imagem e Fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/177176-google-torna-facil-busca-imagens-licenciaveis.htm